sexta-feira, 7 de março de 2014

O Papel Político do Estudante de Direito na Universidade.

O direito e a política são responsáveis, cada um da sua maneira pela estruturação da vida em comunidade. O estudante de direito possui um papel político na Universidade.  Este papel político está relacionado com a capacidade que o estudante possui dentro da universidade de se organizar e promover mudanças dentro da própria estrutura universitária.
Possuímos um grande defeito: a comodidade em aceitar tudo que é imposto a nós, sem ao menos questionar o porque. E temos o poder de organizarmos e produzir modificações tornando assim o ambiente universitário mais a nossa cara. Apontar grupos de estudos, outras atividades, temas que os alunos gostariam de ver sendo abordados dentro da faculdade, uma organização entre os alunos para ter autonomia de expor suas opiniões e argumentar sobre o que consideram como importante e também o que é desnecessário, criando um espaço próprio dos estudantes para promover transformação.
 Na maioria das vezes reclamamos que somos submetidos a regras, mas nos conformamos e ninguém se organiza ou tem coragem de se posicionar na frente para tentar uma mudança, somos acomodados com a realidade. Em um curso de direito os alunos deveriam ser incentivados a aprender a questionar e querer transformar a realidade, mas a maioria alunos acabam não manifestando sua opinião se subordinando ao que lhe foi estipulado. A liberdade numa universidade seria além do direito de acesso daquilo que já existe, é o direito de mudar a universidade de acordo com os nossos desejos.

Este é o papel político do estudante na universidade, buscar pela mudança, pela transformação e pelo questionamento das estruturas que somos obrigados a seguir.  E tal atitude é como um ponto de partida para que seja estendida a sociedade na qual vivemos. 

Harvey destaca no livro Cidades Rebeldes:

 O direito à cidade não pode ser concebido simplesmente como um direito individual. Ele demanda um esforço coletivo e a formação de direitos políticos coletivos ao redor de solidariedades sociais. (HARVEY, 2013 p.32).


A sociedade funciona dentro de uma ordem social, ou seja, dentro de uma organização e cada indivíduo exerce um papel perante esta sociedade. De tal forma que nós devemos se organizar buscando provocar mudanças baseadas em nossos interesses para alcançar melhorias no âmbito social. É por meio da intervenção do indivíduo que haverá transformações, nas quais serão baseadas nas nossas perspectivas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário