sexta-feira, 7 de março de 2014

O Estado Democrático de Direito: Entre o Discurso oficial e a Realidade fática


Vivemos em um Estado Democrático de Direito, que consiste em um Estado em que o exercício do poder somente pode ser exercido na forma do Direito, e esse direito tem que ser produzido democraticamente e que as pessoas tenham condições de participar em igualdade. O poder segundo a constituição deve emanar do povo, sendo estes os que serão afetados pelas leis, por isso devem participar da elaboração das normas e consentir para que haja a legitimação da norma, isso se baseia a soberania popular e um estado Democrático de direito em que todos devem ser tratados com igualdade, até em suas desigualdades.
Em nossa sociedade vemos todos os dias discursos que visam mostrar que somos realmente iguais. Ouvimos todos os dias sobre nossos direitos que devem ser respeitados, vemos propagandas mostrando que nosso país é um lugar melhor para se viver, vemos os índices de desemprego, analfabetismo, natalidade despencarem cada vez mais. Vemos um país em que ninguém passa fome, que todos têm direito de ver seus direitos garantidos e que aqueles que não cumprem com as normas impostas serão punidos! Sim! É esse nosso Brasil, Pais de todos! Será ?
Mas a realidade, é que o discurso oficial que ouvimos todos os dias não corresponde ao que realmente acontece na prática! Somos influenciados a acreditar em tudo que ouvimos e vemos na mídia, somos influenciados a pagar mais por produtos que a mídia afirma ser de melhor qualidade porque o melhor é o que é mais caro, isso é que ouvimos todos os dias! O incentivo o homo Economicus consumir, consumir!  O que não sabemos, ou melhor, sabemos, mas não damos importância é que certos produtos não valem o preço que pagamos, porque existem impostos por trás de tudo, o que não percebemos é a verdadeira intenção por trás da diminuição da taxa de empregos, o que não damos valor é que diminui a taxa de analfabetismo, mas na verdade ficamos analfabetos para outras coisas, analfabetos políticos, por exemplo!
 No Livro A microfísica do Poder Foucault abre uma discussão sobre a Verdade." A verdade não existe longe ou fora do poder, ou mesmo sem ele. Ela é deste mundo e está indissoluvelmente ligada a ele, sendo que cada sociedade cria o seu “regime de verdade”, tipos de discurso acolhido e tidos como verdadeiros enunciados, técnicas e procedimentos valorados para se chegar à verdade; o estatuto daqueles que definem a verdade.Ela está inserida no processo social, entrelaçada com o poder econômico e politico, com o consumo e difusão, submetida ao controle de grandes aparelhos políticos e econômicos, sendo objeto de debate e luta.” 

Vamos mostrar aqui algumas imagens para desconstruir tudo que vocês acreditavam até então! Começamos a abrir os olhos quando aprendemos a criticar, a discutir a ‘verdade’, quando passamos a no aceitar o que é imposto a nós!


AVANÇO       X       RETROCESSO

As 10 ilusões brasileiras . Revista VEJA Ed. 2360 12/02/2014

Esse é o país justo em que vivemos. Onde os verdadeiros criminosos não são punidos. Revista VEJA, ed. 2363, 05/03/14

"Em duas Semanas, o Brasil assiste a dois justiçamentos. A onda de barbárie mostra que a população está a beira da saturação: na segurança, na economia, nos transportes, o país dá um passo à frente e dois para trás. "  Revista VEJA Ed. 2360 12/02/2014.

Frase dita pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Melo em entrevista a revista VEJA. Ed. 2360 12/02/2014

Folha Politica acesso em: 06/03/2014



Vamos celebrar a estupidez humana
A estupidez de todas as nações
O meu país e sua corja de assassinos
Covardes, estupradores e ladrões
Vamos celebrar a estupidez do povo
Nossa polícia e televisão
Vamos celebrar nosso governo
E nosso Estado, que não é nação
Celebrar a juventude sem escola
As crianças mortas
Celebrar nossa desunião
Vamos celebrar Eros e Thanatos
Persephone e Hades
Vamos celebrar nossa tristeza
Vamos celebrar nossa vaidade.

Vamos comemorar como idiotas
A cada fevereiro e feriado
Todos os mortos nas estradas
Os mortos por falta de hospitais
Vamos celebrar nossa justiça
A ganância e a difamação
Vamos celebrar os preconceitos
O voto dos analfabetos
Comemorar a água podre
E todos os impostos
Queimadas, mentiras e sequestros
Nosso castelo de cartas marcadas
O trabalho escravo
Nosso pequeno universo
Toda hipocrisia e toda afetação
Todo roubo e toda a indiferença
Vamos celebrar epidemias:
É a festa da torcida campeã.


                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário